Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

PARA CONSELHEIROS TUTELARES

Nota de esclarecimento:
Nós do Tabira Notícias, lembramos ao demais candidatos ao Conselho Tutelar de Tabira, que quiserem colocar sua logomarca aqui no Blog, é só entrar em contato com a equipe do Tabira Notícias e ainda lembramos que é grátis!
Lembramos aos nossos leitores que vamos colocar a logomarca dos 17 candidatos do Conselho Tutelar.
Você candidato (a) ao Conselho Tutelar envie sua logomarca para o e-mail: marcelocarvalho1975@bol.com.br

Fonte: blog: tabiranoticias


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TABIRA ENTREGA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA DA JUREMINHA

O Prefeito José Edison Cristovão de Carvalho (Dinca Brandino), o Vice-Prefeito Joel Mariano, o Secretário de Educação Gustavo Barros e parte da equipe de Governo estiveram no dia 26 de maio de 2012 inaugurando um Laboratório de Informática com sala climatizada na Escola Pedro Ferreira da Silva no Bairro da Jureminha de Tabira.
alt
              alt
                             Fotos: Vagner Leandro

O Secretário Gustavo Barros agradeceu ao Prefeito Dinca pelo apoio dado a escola e a educação de Tabira.
O Vice Prefeito Joel disse que o poder público precisa ofertar essa modalidade de conhecimento, pois vivemos no tempo da informática, no qual, os livros não são as únicas formas de pesquisa; no computador o jovem encontra muito mais opções. O Prefeito Dinca disse que sempre foi sensível a essa questão da informática, pois quando ninguém tinha informática fui eu que montei o primeiro Laboratório de Informática em Tabira e coloquei o nome de Aline Jucá. Para Dinca o jovem com acesso ao computador está conectado com o conhecimento no mundo inteiro.
 BLOG  TABIRA NOTÍCIAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PREFEITO INAUGUROU A SEGUNDA ACADEMIA DAS CIDADES EM TABIRA E ASSINOU MAIS ORDEM DE SERVIÇO


O Prefeito Dinca Brandino, o Vice Joel Mariano e a equipe de governo inauguraram no dia 26 de maio de 2012 a mais nova Academia das Cidades de Tabira. Ela fica situada entre os Bairros São Pedro, João Cordeiro e jureminha e é bem mais ampla que a outra. O povo daquela região já está usufruindo do seu espaço mesmo antes de está em funcionamento. Falou no evento ressaltando a importância da Academia o Professor Vinícius, o responsável pela obra Genival Soares, Dr. Nilton Mota Presidente  da SEAB, O Vice prefeito Joel Mariano e o Prefeito Dinca Brandino. Para Joel “uma obra como essa só é possível com o alinhamento político com o Governo do Estado e com o Governo Federal”. Segundo ele, “esse trabalho não pode parar”. Para o Dr.



Nilton Mota “a quantidade de obras que Tabira tem construído é parecido com o Estado de Pernambuco que tem sido copiado por outros Estados como modelo de desenvolvimento”. Ele lembrou que Tabira é uma das poucas cidades em Pernambuco que tem duas academias. Já para o Prefeito Dinca “Esse é um momento único que estamos vivendo em Tabira pelo volume de obras que estamos inaugurando.” Segundo o Prefeito procuraram convencê-lo para que ele levasse a academia para um lugar mais a vista, porém ele resistiu e colocou entre os três bairros supracitados. Conforme Dinca muita gente tem pressionado para que ele diga quem é o candidato, mas ele tem respondido: “meu candidato é o trabalho”.


No final do evento o prefeito assinou ordem de serviço entregando a Francisco Xavier, Secretário de Obras, para calçar 07 ruas na Jureminha e mais três no Bairro de João Cordeiro. DESSA FORMA PODEMOS AFIRMAR QUE OS BAIRROS DE JUREMINHA, JOÃO CORDEIRO E O BAIRRO SÃO PEDRO JÁ VIVEM TAMBÉM UM NOVO TEMPO.

Fotos: Vagner Leandro
 
Fonte: blog Tabiranoticias

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ADET, na Gestão de Heleno Trajano, é destaque na Revista Coisas de Tabira

O Ex-presidente da ADET, Heleno Trajano, vem de público agradecer a Secretaria Municipal de Administração na pessoa da sua Secretária Roberta Costa, pela inclusão da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira na Revista Coisas de Tabira, fotos da Gestão 2008/2010, quando o mesmo era presidente da referida Instituição, enfatizando que na sua Gestão a Entidade fez várias visitas, palestras e teve vários  momentos de lazer conforme constatado.
Ao mesmo tempo em que parabeniza a Secretária pela brilhante idéia de divulgar cada vez mais e de forma inclusiva a nossa cultura, gastronomia, lazer, Entidades socias organizadas etc, numa só revista.

Um abraço do amigo Heleno Trajano em nome de todos os Deficientes de Tabira.

HELENO TRAJANO É CONVIDADO SER PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO MORADORES DO SITIO BARRO BRANCO II

Heleno Trajano foi convidado pela atual presidente da AMSBB II, Associação dos Moradores do Sítio Barro Branco II, Ivanes Pereira, para ser candidato a presidente na proxima Gestão: 2012/2014, e como um dos fundadores daquela Entidade disse: "Sou um soldado da comunidade e estou a disposição para fazer o melhor por aquela Instituição", o Trajano é ligado aos movimentos sociais Organizados a mais de dez anos anos, e atualmente faz parte da diretoria, a AMSBB II, foi fundada em 12/09/2010 e durante esses oito meses de atuação, já fez várias reivindicações junto a Secretaria Municipal de Agricultura  e outras Entidades, para a comunidade.

HELENO TRAJANO É CONVIDADO PARA REPRESENTAR A CCB E AS RELIGIÕES EVANGÉLICAS NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE



Heleno Trajano, foi convidado para representar a  Congregação de Cristã no Brasil e demais religiões Evangélicas de Tabira no Conselho Municipal de Saude, enfatizatizando que em nosso municipio existe cerca e 13 Igrejas Evangélicas e que está a disposição das mesmas para receber sugestões ou reivindicações para que possa apresentar nas reuniões mensais do Conselho que acontece nas ultimas terças-feiras do mês, as 14h00 na sala do Conselho ao lado do hospital municipal, ainda deixa seu e-mail disposição dos lideres evangélicos e toda população, para tais informações ou reclamações.

E-mail: httabira@hotmail.com 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

FAMÍLIA E SOCIEDADE PODEM FACILITAR DIA A DIA DO IDOSO

Senhora idosa sobe em ônibus
A população idosa já tem alguns direitos garantidos pela legislação, mas existem várias atitudes simples que podem ser adotadas para facilitar sua rotina em casa e nas ruas. O lugar onde eles têm mais dificuldades e se sentem desrespeitados é na hora pegar o transporte coletivo. Segundo a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Lena Peres, uma pesquisa recente feita no Rio de Janeiro mostrou que o porteiro é o melhor amigo do idoso e que o motorista de ônibus é considerado seu  grande inimigo.
Os conselhos estaduais de Direitos do Idoso têm feito campanhas educativas para diminuir essa falta de compreensão dos condutores, mas a situação persiste. Os passageiros podem começar a mudar esse quadro de discriminação, chamando o ônibus para o idoso, respeitando os assentos preferenciais e oferecendo lugar quando o veículo estiver lotado.
Em casa, a família pode estimular o idoso fazendo com que ele seja o mais independente possível, mesmo se tiver dificuldades em algumas tarefas. É importante também sempre conversar sobre o passado e reforçar noções de tempo. “Isso reforça a memória, o pensamento e a habilidade motora e faz com que o idoso se sinta ativo e melhor fisicamente”, explicou a terapeuta ocupacional Maísa Cardoso.
A nutricionista Thaís Muniz também recomenda que durante as refeições se mantenha a independência do idoso. “Quando o idoso tem alguma síndrome demencial, as pessoas pensam que ele não tem vontades e desejos, mas ele pode escolher os alimentos que quiser e comer sozinho. Isso o valoriza”, disse.  Segundo a nutricionista mesmo aqueles que já não possuem todos os dentes, podem comer todos os tipos de alimento, desde que triturados ou preparados para ficarem com consistência pastosa.
Edição: Aécio Amado
_________________
Fonte: Agência Brasil

AFOGADOS DA INGAZEIRA IMPLANTA COMITÊ REGIONAL DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE MOTOS

O município de Afogados da Ingazeira estabelece, a partir desta sexta-feira (25/05), seu Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O executivo formalizará a criação do comitê, às 14h30, com assinatura de portaria e empossará seus representantes no auditório da Promotoria de Justiça da cidade, em frente à Praça Monsenhor Alfredo Arruda Câmara, nº 289, 1º andar, Centro. ( blog do sertão )

“Nossa meta é descentralizar as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos (Cepam) através das 12 Gerências Regionais de Saúde que possuímos em Pernambuco. Pretendemos, até junho, instalar as comitivas em todas as Geres, beneficiando, assim, as 185 cidades do Estado com ações de fiscalização e educação”, comenta Antonio Carlos Figueira. Desde o começo do ano, o comitê já foi instalado nas II, III e IX Geres.

O principal objetivo é combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscalização e educação.    


Durante o lançamento oficial, os coordenadores executivos do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, irão ministrar palestras sobre a atuação e implementação dos projetos, o objetivo da união entre as duas coordenadorias, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequelas provocadas pela mistura de álcool e trânsito, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos.

Representantes das secretarias municipais de saúde, departamentos municipais de trânsito e transportes, promotores de Justiça, prefeitos, representantes de instituições educativas, policias rodoviários, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais da saúde também estarão presentes.
Fonte: blog Tabira Noticias.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CONVITE



LANÇAMENTO DA REVISTA HISTÓRICA "COISAS DE TABIRA"

Foi nesta quarta feira 23/05/2012, o lançamento da 1º revista  "Coisas de Tabira",  na praça Gonçalo Gomes com a participação especial dos músicos da Escola de Música da Prefeitura.

O poeta Dedé Monteiro parabenizou Roberta Costa  pelo  belo trabalho pois esta revista que vai facilitar a vida do turista que vem a nossa  cidade , bem como também aos tabirenses, pois essa é uma revista histórica que mostra as principais e melhores coisas de Tabira, ele também recitou vários versos como também um verso do Poeta Dudu Morais que não podia deixar de participar,  o poeta Gonga Monteiro também estava presente e recitou alguns versos.

AJUPTA PROMOVE REUNIÃO E SECRETÁRIA DE JUVENTUDE ESTEVE PRESENTE

Foto: Vagner Leandro

Na tarde do domingo (20) a AJUPTA- Associação da Juventude Poética de Tabira, se reuniu para definir os últimos preparativos para as comemorações alusivas ao seu primeiro aniversário, que acontecerá na próxima quinta-feira, à noite, e estará inserida no calendário de comemorações aos 63 anos de Emancipação Política de Tabira. Quem esteve presente nessa reunião foi a Secretária de Juventude e Meio Ambiente Rafaella Gomes, que veio falar sobre o Cordel ecológico, que estará em sua quarta edição esse ano. “vim convocar essa juventude poética para participar” disse a jovem secretária. Além de Rafaella, o Blogueiro Vagner Leandro esteve presente registrando o encontro e também como sócio da AJUPTA.




Fonte: blog: tabiranoticias

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estão todos filiados- Afirma presidente do PSB em Tabira

Falando com exclusividade ao Tabira Notícias, o presidente municipal do PSB, Dr. Ubirajara Jucá afirmou que todos estão filiados no partido, e repassou a lista de filiados retirada do Filiaweb para o Tabira Notícias. Sobre a lista ainda não ter aparecido no Filiaweb, Jucá afirmou que o diretório estadual foi acionado para tomar as devidas providências.

Candidaturas: Conversando com Dr. César Pessoa, que teve seu nome especulado como possível pré-candidato da base governista, o mesmo negou que seja candidato. Para o prefeito Dinca, o nome da base não sairá agora. "Estou focado no trabalho " afirmou.

Fonte http://www.tabiranoticias.com.br/






Jantar do NAOC marca comemorações do Dia das Mães

No sábado dia 12 de maio, o Núcleo Assistencial Orlando Celso (NAOC), em Tabira, realizou um jantar comemorativo ao Dia das Mães, como já é tradição todos os anos. Com música ao vivo, as 240 mães receberam a homenagem na churrascaria ‘O Mourão’.
O presidente do NAOC, Joselito Rodrigues, recepcionou as homenageadas ressaltando a habilidade que a mulher tem de atuar em diversas funções no seu dia a dia sem perder a essência materna existente dentro de cada uma delas.
Após o momento de descontração, a equipe de colaboradores da entidade realizou a entrega de presentes encerrando a noite.
Fonte: www.tabirahoje.com.br

terça-feira, 22 de maio de 2012

FORUM BRASIL DE TELEVISÃO ABORDARÁ ACESSIBILIDADE



orumacessi 9
A 13ª edição do Fórum Brasil de Televisão, realizada entre 4 e 5 de junho, em São Paulo, incluirá em sua extensa programação um painel sobre legendagem, dublagem e recursos de acessibilidade.
Tendo em vista "o crescimento da TV paga e o aumento da presença da classe C na base de assinantes que vem puxando a demanda por produções dubladas", este painel "abordará os desafios econômicos e logísticos da oferta destes conteúdos, bem como de outras exigências, como closed caption, audiodescrição e Libras" e acontecerá no dia 5, das 14h30 às 16h00, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca.
Os painelistas convidados são João Worcman (Synapse), Paulo Barata (Universal Channel), Mauro Garcia (CineBrasilTV) e Marcelo Camargo (Drei Marc).

Fonte: Ecos da Tradução

PREVENÇÃO DA OCORRÊNCIA DE DEFICIÊNCIAS

 O que é possível fazer para prevenir a ocorrência de deficiências
Antes de engravidar:
  • Vacine-se contra a rubéola. Na gravidez ela afeta o bebê em formação, causando malformações, como cegueira, deficiência auditiva, etc).
  • Procure um serviço de aconselhamento genético(principalmente quando houver casos de deficiência ou casamentos consangüíneos na família).
  • Faça exames para detectar doenças e verificar seu tipo sangüíneo e a presença do fator RH.
Durante a gravidez:
  • Consulte um médico obstetra mensalmente.
  • Faça exames de controle
  • Só tome os remédios que o médico lhe receitar.
  • Faça controle de pressão alta, diabetes e infecções.
  • Faça uma alimentação saudável e balanceada.
  • Não se exponha ao raio X ou outros tipos de radiação.
  • Evite o cigarro e as bebidas alcoólicas.
  • Evite contato com portadores de doenças infecciosas.
Depois do nascimento:
  • Exija que sejam feitos testes preventivos em seu bebê, como o APGAR por exemplo.
  • Tenha cuidados adequados com o bebê, proporcionando amparo afetivo e ambiente propício para seu desenvolvimento.
O que é Teste de Apgar?
Esse teste, desenvolvido pela Dra. Virginia Apgar, uma anestesiologista que o desenvolveu em 1952, pode predizer melhor a sobrevivência de um bebê do que o novo teste de alta tecnologia feito no sangue do cordão umbilical.
O Apgar se baseia em observações feitas no primeiro minuto de vida e é repetido aos 5 minutos. É preciso olhar a freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, reação motora e cor, que indica a quantidade de oxigênio que atinge a pele. Cada um recebe uma nota que varia de 0 a 2. Um total de 7 ou mais indica uma condição excelente. Um total de 3 ou menos indica problemas graves e alto risco de óbito.
Que exames médicos ajudam a detectar a ocorrência de deficiências?
No Estado de São Paulo, existem leis que tornam obrigatória a realização de exames para detectar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, a credetização ( limpeza dos olhos ao nascimento ) e a vacinação (contra meningite, poliomielite e sarampo.
Em todo o Brasil, deve ser exijido do hospital o exame do pézinho, e o teste do APGAR .
O vírus da rubéola é outro dos responsáveis pelo surgimento de deficiências visuais e auditivas durante a formação dos bebês no útero materno. Por isso é importante que toda mulher entre 15 e 29 anos vacine-se.
Outros exames laboratoriais necessários para a mãe são os de urina e fezes, o da toxoplasmose e o da sífilis.
Como evitar uma gravidez de risco?
Diversos exames ajudam a prevenir a gravidez de risco, entre eles o hemograma (exame de sangue), a glicemia, a reação sorológica para sífilis, o teste de HIV (AIDS), tipagem sangüínea, urina, toxoplasmose, hepatite e fezes.
Esses exames permitem constatações importantes já que a rubéola, por exemplo, se adquirida durante o primeiro trimestre de gravidez, pode provocar má formação fetal, abortamento, deficiência visual e auditiva, microcefalia e deficiência mental. O mesmo pode acontecer no caso da mãe ter contraído sífilis e toxoplasmose.
Durante a gestação, o médico que acompanha a gestante pode se utilizar de outros exames disponíveis, como a ultra-sonografia. O histórico da gestante pode indicar uma gravidez de risco se houver casos de deficiência na família, gravidez anterior problemática e idade avançada ou precoce da mãe. Nestes casos, o casal deve procurar um serviço de estudo cromossômico para conhecer as probabilidades de possíveis anomalias no feto.
Atualmente, alguns exames ajudam a detectar a ocorrência de alterações no desenvolvimento fetal. Dentre eles, citamos o do vilo corial, a amniocentese, a cordocentese, a ecocardiografia fetal e o doppler.
São exames que permitem ao médico diagnosticar se o bebê é portador de Síndrome de Down, anomalias cromossômicas, doenças infecciosas, problemas cardíacos ou alterações da circulação sangüínea.
Como prevenir acidentes que possam acarretar deficiências?
As principais causas da deficiência no Brasil são a má nutrição de mães e filhos, as infeções, os acidentes de trânsito, os acidentes de trabalho, as anomalias congênitas e a violência. Os acidentes de trânsito ocorrem na maior parte com pessoas na faixa etária entre 20 e 35 anos. Outros tipos de acidentes também causam deficiências. Entre eles estão a queda de altura e os ferimentos por arma de fogo e arma branca.
A deficiência mental, é ao contrário do que se possa pensar, fruto do meio social que vivemos, 60% dos casos ocorrem devido a causas ambientais, enquanto que apenas 40% se devem a distúrbios genéticos hereditários. Não se tem muitos dados sobre a deficiência auditiva, sabe-se que as principais causam são: as infeções e as doenças trabalho. Com relação a deficiência visual, os dados também são incompletos, sabendo-se que as principais causas são: as infeções e os distúrbios vasculares. No Brasil, surgem 17.000 novos casos de paralisia cerebral ao ano, responsável por deficiências motoras e múltiplas.
O que é aconselhamento genético?
É o fornecimento de informações a indivíduos afetados ou familiares sobre risco de um distúrbio que pode ser genético, acerca das conseqüências dos distúrbios, da probabilidade de desenvolvê-lo ou transmiti-lo, e dos modos pelos quais ele pode ser prevenido ou atenuado.
Como auxiliar alguém que usa cadeira de rodas
· Ajuda aceita, deixe que a pessoa diga como auxiliá-la.
Não se apóie na cadeira de rodas. Ela é como uma extensão do corpo da pessoa deficiente.
· Não receie em falar as palavras “andar” ou “correr”, pois estas pessoas também usam estas palavras.
Escolha o caminho, se possível, sem barreiras arquitetônicas.
· Numa conversa demorada, sente-se de modo a ficar no mesmo nível do olhar da pessoa.
· Ao descer uma rampa inclinada demais, ou degraus, prefira o deslocamento em "marcha a ré", para evitar que a pessoa perca o equilíbrio e caia para frente.
Como auxiliar alguém que usa muletas
· Acompanhe o ritmo de seus passos.
· Tome cuidado para não esbarrar em suas muletas.
· Deixe as muletas sempre ao alcance das mãos da pessoa deficiente.

Fonte:http://www.deficientesemacao.com/deficiencia-fisica

domingo, 20 de maio de 2012

VAGNER LEANDRO, MAIS UMA APOSTA DA RÁDIO TABIRA FM

O comunicador Vagner Leandro, da cidade de Tabira, volta a ser mais uma das apostas da Rádio Tabira FM, desta vez volta ao ar como Repórter do Programa Tarde Total apresentado pelo radialista Léo Brasil na sintonia 87,9. O programa vai ao ar de segunda á sexta feira das 14:00 às 16:00 horas. Vagner Leandro ainda faz gravações e apresentações de encontro de Repentistas e outros eventos, além de ser o correspondente oficial do Blog do Cauê Rodrigues em Tabira. Também é um dos colaboradores do Blog Tabira Noticias. As informações são do Blog Cauê Rodrigues!
 
Fonte: Tabira Noticias

sábado, 19 de maio de 2012

CONVITE!

Prefeitura divulga cartaz oficial dos 63 anos de Tabira

Faltando poucos dias para a data de comemoração dos 63 anos de emancipação político-administrativa de Tabira, a Prefeitura Municipal divulga a programação oficial das atividades que vão marcar a data.
Confira abaixo a programação completa.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Dia 23 de maio – Quarta-feira
8h – Cultura na Feira Livre com poetas, repentistas e violeiros.
Dia 24 de maio – Quinta-feira
1º Aniversário da AJUPTA
Declamador: Felipe Júnior e vários poetas.
19h – Formatura do PROERD – na Quadra de Esporte
21h – Show com as bandas Sabor de Menina e As Severinas
Dia 25 de maio – Sexta-feira
9h – Inauguração da Secretaria de Educação
16h – Desfile das Escolas Municipais, Estaduais e particulares principais ruas da cidade e participação de várias bandas e fanfarras.
19h – Missa na Igreja Matriz
21h – Show com as Bandas Orquestra da Polícia Militar, Caninana do Forró e Renato Marinho
Dia 26 de maio – Sábado
7h – Maratona saindo do Sítio Saco até a Praça Gonçalo Gomes.
7h – Missa na Igreja Matriz
11h – Passeio a gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Solidão com os motociclistas
14h – Churrasco no Tabira Campestre Clube com Kaveira e Banda Cela
17h – Apresentação da Equipe Força Máxima na Praça Gonçalo Gomes
21h – Show com as bandas Suprema Corte No Clear, Forró de Palha e Delmiro Barros
Dia 27 de maio – Domingo
Festa dos Trilheiros
8h – Várias Inaugurações
9h – Passeio dos Trilheiros pelas principais ruas pelas principais ruas da cidade
16h30min – Procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios saindo da Prefeitura até Igreja Matriz
17h –Missa pentecostes de Emancipação Política, após a missa o parabéns e queima de fogos
20h – Bingo da Igreja Matriz em seguida apresentação dos Seresteiros de Tabira e Trovadores de Triunfo

Fonte: blog; Tabirahoje.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VEM AÍ O 1º ANIVERSÁRIO DA AJUPTA

AJUPTA - Associação da Juventude Poética de Tabira
O comunicador Léu Brasil entrevistou no seu programa Tarde Total, na rádio Tabira FM ,nesta Quinta feira 17/05, os poetas Zé Carlos do Pajeú e Eniel Alves onde os mesmos falaram a respeito da comemoração do 1º aniversário da AJUPTA (Associação da Juventude Poética de Tabira) que acontecerá nesta quinta-feira 24/05 na abertura da festa de emancipação política de Tabira que terá a seguinte programação:
Atrações culturais, Poetas declamadores,As Severinas e Banda Suprema Corte. 


Eles também agradeceram a Roberta Costa , a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Cultura e a todos que estão apoiando a AJUPTA.
 
Fonte: blog: tabira de todos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ações contra a seca terá participação direta dos CMDRs

O governador Eduardo Campos reuniu na tarde desta quarta-feira (16/05) no palácio do campo das princesas, em Recife, o comando da operação seca e lideranças comunitárias regionais, para anunciar que todas as medidas implementadas pelo governo do estado nos municípios atingidos pela estiagem, terá obrigatoriamente a participação  dos conselhos de desenvolvimento rurais, a quem caberá dar a última palavra. No que diz respeito aos carros pipa, administrados pelo IPA, os conselhos serão  quem determinarão as localidades atendidas e  o roteiro dos veículos. Também a manutenção de poços e dessalinizadores, da mesma forma  passará pelo crivo dos CMDRs. O governador afirmou que pretende realizar convênios com as prefeituras para a execução de algumas obras, como a  implantação dos sistemas simplificados de abastecimentos, mas os conselhos também participarão desses processos.  Falando rapidamente com o vice-prefeito de Tabira, o governador disse "Joel, a sociedade tem que ajudar o governo a implementar essas medidas que visam socorrer o homem e a mulher do campo". O Pajeú foi representado na solenidade pelo vice-prefeito de Tabira, Joel Mariano, que manifestou apoio à decisão tomada pelo governador, além dos técnicos do IPA de Carnaíba, Tuparetama, Afogados e o gerente regional Moacir Rodrigues.
                                            Joel e Patriota, gerente geral do prorural

                                       O governador com lideranças em frente ao palácio
Fonte: Blog: Joel Mariano

BR 232 foi interditada por 02 horas entre Cruzeiro do Nordeste e Arcoverde

manifestação realizado no dia 10 de maio de 2012 na BR 232 entre Cruzeiro do Nordeste e Arcoverde, onde a BR foi interditada por 02 horas,com o objetivo de cobrar do poder público estadual e federal que sejam liberados os recursos destinados a cerca, que não fique só divulgando na mídia e começe a realmente a ser executado para os trabalhadores(as)rurais. Este evento teve a coordenação dos 13 sindicatos do polo Pajeú , a FETAPE ( Federação dos agricultores na agricultura de pernambuco) na pessoa do presidente Doriel Barros e a coordenadora de Juventude Adriana Nascimento, a CUT -PE (Central Ùnica dos Trabalhadores) na pessoa do vice presidente Carlos Veras. se fizeram também presente a prefeita de Sertania , o deputado estadual Angelo Ferreira também de sertaniae e o assessor do Deputado Manoel Santos de Serra Talhada. O Sindicato de Tabira esteve presente com os Diretores Audeci Barros, Sione Santos e Fernando Gomes juntamente com os trabalhadores rurais, contamos com a parceira da prefeitura municipal de Tabira para transportar os trabalhadores(as) rurais até o local do evento.
Sione Santos
Diretora Sincicato Rural de Tabira
 
Fonte: blog Tabira de Todos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

 AGÊNCIA BRASIL 16/05/2012 17h15
Pela primeira vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em seu relatório anual dados sobre o alto nível de pressão sanguínea e de glicose de homens e mulheres em 194 países. De acordo com o relatório, um em cada três adultos no mundo tem pressão alta. A hipertensão contribui para a metade das mortes por derrame e 45% por problemas cardíacos. O diagnóstico e o tratamento diminuíram o número de pessoas com hipertensão em países desenvolvidos. Na África, o cenário é outro, quase 50% da população adulta têm pressão acima do normal.
“A maioria dessas pessoas não tem diagnóstico [nos países africanos]. No entanto, muitos dos casos poderiam ser tratados com remédios de baixo custo, o que diminuiria significativamente o risco de morte e incapacidade provocada por doenças do coração”, diz relatório da entidade. No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25 anos e 26,6% das mulheres sofriam de hipertensão em 2008, conforme os dados da OMS.
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado no mês passado, indica que 22,7% dos brasileiros adultos sofrem de hipertensão. A prevalência da doença avança com a idade. Quase 60% da população com mais de 65 anos têm a doença, que é considerada crônica. Na faixa etária de 18 a 24 anos, apenas 5,4% são diagnosticados com hipertensão.
A doença é caracterizada pela pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. O mesmo relatório da OMS também trata da prevalência mundial do diabetes. De cada dez adultos, um sofre da doença.

terça-feira, 15 de maio de 2012

PERNAMBUCO AGORA TEM 72 CIDADES RECONHECIDAS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DA SECA

 
Pernambuco passou, nesta terça-feira (15), a ter 72 cidades reconhecidas em situação de emergência pelo governo federal. A lista com os nomes de municípios que estão sofrendo com os efeitos da seca no estado foi divulgada no Diário Oficial da União, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. Com o reconhecimento, a liberação de recursos para solucionar problemas da estiagem nesses locais deve ser acelerada.
Três políticas do governo federal devem ser aplicadas com urgência nas cidades mais afetadas: o seguro do Garantia-Safra, o Bolsa Estiagem e a liberação do crédito para os agricultores, financiado pelo Banco do Nordeste. “Para receber os recursos, não é só fazer o pedido. O reconhecimento é analisado, há toda uma documentação que deve ser enviada. Tem que configurar todo um desastre,  com relatório de danos”, informou o Major Cássio
O seguro do Garantia-Safra é oferecido para agricultores e pecuaristas atingidos pela seca. Cada prejudicado recebe o auxílio de R$ 680, divididos em 5 parcelas. Os que não têm direito ao Seguro-Safra receberão a Bolsa Estiagem, no valor de 400 reais, também dividido em 5 parcelas, que serão pagas já a partir de maio. No último dia 27 de maio, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, liberou o crédito de R$ 1 bilhão para combate à seca no Nordeste.
Os municípios pernambucanos com situação de emergência reconhecida pelo governo federal estão espalhados pelo Agreste, Sertão e Zona da Mata. Em ordem alfabética, as cidades reconhecidas por conta da seca são:  Afogados da Ingazeira, Afrânio, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Casinhas, Cedro, Cumaru, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Garanhuns, Granito, Iati, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itaiba, Itapetim, Jatobá, Jucati, Jurema, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Poção, Pombos, Quixabá, Riacho das Almas, Salgueira, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaimbó, Terezinha, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama, Verdejantes e Vertentes.
Do G1 - Fonte: www.tabirahoje.com.br

segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMO CONSEGUIR REMÉDIOS GRATUITOS PARA DIABETES

407365 pill Como conseguir remédios gratuitos para diabetes
É possível obter gratuitamente medicamentos para diabetes.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em torno de 171 milhões de pessoas são portadores do diabetes em todo o mundo. A doença é um problema de ordem metabólica que possui como principal característica o aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue.
Por ser uma desordem crônica, os gastos com medicamentos ao longo do tempo somam uma quantia significante no orçamento de qualquer família. Por isso, é importante conhecer como conseguir medicamentos gratuitos através do programa nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

O programa já possui um ano de existência

No dia 14 de Fevereiro de 2011, a presidente da república, Dilma Rousseff, e ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciaram que os remédios para diabetes seriam oferecidos gratuitamente através de um novo programa do SUS, chamado “Aqui tem farmácia popular”. Assim, desde esse dia o programa encontra-se ativo e com grande índice de sucesso e gratidão pela população. Muitas pessoas que tinham dificuldades de comprar os medicamentos começaram a tê-los gratuitamente, melhorando a qualidade de vida dos portadores dessa doença.
407365 Diabetes2 Como conseguir remédios gratuitos para diabetes
O diabetes é uma doença crônica, ou seja, necessita de tratamento por toda a vida.

Entendendo o programa

O programa é relativamente simples. Qualquer pessoa tem o direito de receber os remédios gratuitamente. Basta apresentar a receita médica em alguma farmácia conveniada ao programa. Receitas da rede pública ou mesmo particular de saúde são aceitas. É importante saber que é necessário apresentar alguns documentos na hora da retirada do medicamento, como:
  • CPF (cadastro de pessoa física);
  • Documento com foto.
Em todo o Brasil, segundo o governo, 15 mil estabelecimentos fazem parte do programa de farmácias populares. Esse é um número muito bom de farmácias, sendo uma vantagem para os portadores de diabetes. Estima-se que, por mês, o programa atenda 1,3 milhão de pessoas, dos quais cerca de 300 mil são diabéticos.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1000

SAIBA MAIS SOBRE A FARMÁCIA POPULAR.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Se você já viu em algumas farmácias uma faixa com o dizer “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”, é porque estes estabelecimentos estão credenciados a um programa do Governo Federal.

O “aqui tem farmácia popular” é um programa de assistência a saúde, criado em 2006, que têm o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças crônicas mais comuns entre as pessoas, reduzindo em até 90% o valor desses medicamentos. Atualmente, se fornecem alguns medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Para ter acesso aos medicamentos você deve procurar uma farmácia ou drogaria credenciada, apresentando a sua receita médica, o seu CPF e um documento com foto. A receita médica pode ser tanto do médico particular quanto do médico do SUS e possui validade de um ano para anticoncepcionais e quatro meses para fraldas geriátricas e demais medicamentos.

Não se exige que o paciente seja cadastrado em nenhum programa do governo ou que se declare carente para que possa adquirir os medicamentos oferecidos pelo programa.
E em caso de dúvida, consulte um farmacêutico.
Referência:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1095 http://www.saudenaotempreco.com.br/index.php

quarta-feira, 9 de maio de 2012

TCU recomenda devolução de R$ 7 bilhões aos consumidores de energia

TCU recomenda devolução de R$ 7 bilhões aos consumidores de energia
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
09/05/2012 | 08h24 | Parecer

O órgão de controle foi o primeiro a identificar a falha, em 2007, quando analisava o balanço da  Celpe, a pedido do Congresso Nacional. Imagem: Heitor Cunha/DP/DA Press
Imagem: Heitor Cunha/DP/DA Press

Nos próximos dias, o Tribunal de Contas da União (TCU) deverá decidir sobre o ressarcimento dos R$ 7 bilhões cobrados indevidamente na conta de luz dos consumidores brasileiros. O pagamento incorreto teria ocorrido entre 2002 e 2009, por conta do erro no cálculo de reajuste das tarifas de energia elétrica.

Um parecer da área técnica do Tribunal de Contas da União vai recomendar aos ministros do TCU que as 63 distribuidoras de energia do país, entre elas a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), sejam obrigadas a devolver todo o dinheiro cobrado a mais dos consumidores na conta de luz durante pelo menos sete anos.

Os ministros do TCU devem se reunir nas próximas semanas para a decisão final sobre o assunto. O relator do processo é o ministro Valmir Campelo. Será dele a decisão de acatar o parecer. O órgão de controle foi o primeiro a identificar a falha, em 2007, quando analisava o balanço da  Celpe, a pedido do Congresso Nacional. Na ocasião, o tribunal alertou o governo e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a falha e pediu medidas para a correção do problema.

Em nota, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ressalta que a falha já foi comprovada e assumida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Em dezembro de 2010, a diretoria colegiada da Aneel decidiu, porém, por não devolver o valor cobrado indevidamente dos consumidores.

A Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) considera a correção consensual nos contratos, em 2010, como reconhecimento da mudança de cenário econômico na última década, cujas oscilações exigiram “realocação de riscos”, com base em projeções de mercado.

Decreto legislativo
Para aumentar a polêmica em torno dos R$ 7 bilhões cobrados a mais nas contas de luz, um grupo de deputados federais liderados por Eduardo da Fonte (PP-PE) propôs este ano a edição de decreto legislativo anulando decisões anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e obrigando distribuidoras a devolver valores na forma de descontos nas contas.

O parlamentar pernambucano informa que a metodologia de cálculo das tarifas ignorou o crescimento da demanda, levando concessionárias a arrecadar mais. As empresas prometem ir à Justiça caso o decreto seja aprovado.

Do Correio Braziliense

terça-feira, 8 de maio de 2012



segunda-feira, 7 de maio de 2012

PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA É SUSPENSO EM DOIS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ

Tuparetama e Solidão estão entre os 307 municípios do País que tiveram suspensos os recursos do Programa Saúde da Família (PSF). Irregularidades encontradas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES) fizeram com que vários municípios no Brasil tivessem recursos do Programa de Saúde da Família suspensos.
Segundo o Ministério da Saúde ,a fiscalização visa a transparência na aplicação de recursos da atenção Básica e a suspensão não é definitiva. Os recursos voltam a ser repassados tão logo os Municípios resolvam os problemas apontados.Secretários de saúde dos dois municípios, bem como seus gestores, ainda não se pronunciaram.

Nill Junior

PREFEITURA FINALIZA PAVIMENTAÇÃODE MAIS UMA RUA NO BAIRRO JOÃO CORDEIRO

A prefeitura de Tabira acaba de finalizar a pavimentação de mais uma rua no bairro João Cordeiro, a Manoel Gonçalves de Melo.




Escrito Por Joel Mariano, às 09:50