Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

TABIRA TEM UM NOVO PROGRAMA PARA FORTALECER A ECONOMIA FAMILIAR Enviar por e-mail Imprimir esta notícia Receber por RSS
26/02/2012 09:27:40


Veja as fotos

TABIRA TEM UM NOVO PROGRAMA PARA FORTALECER A ECONOMIA FAMILIAR.

Aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2012 uma importante reunião na sede da Secretaria de
Agricultura de Tabira. Estiveram presentes o vice prefeito Joel Mariano representando o Prefeito
Dinca Brandino, o Secretário de Agricultura Ridaylson Cipriano, Beliato e seis entidades
cadastradas ADET, AMURT, AUNIFIC, as associações rurais dos Pocinhos e a de Poço Redondo. O
secretário do CONDET Junior ficou com a tarefa de divulgar o cronograma de iniciação do
programa que vai começar no dia 02 de março de 2012 e terá ao todo 46 agricultores
cadastrados que beneficiará 339 pessoas. A Associação de Caprinocultores de Tabira e Solidão
ACTS.
vai gerenciar o programa no valor de 206.980,85. Essa é mais uma conquista do governo
do NOVO TEMPO.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tabira.

Representantes da previdência visitam prefeito para acertar inauguração de agência



Representantes do INSS estarão na próxima semana visitando o prefeito Dinca e o vice Joel Mariano para acertar a inauguração da agência local da previdência. Segundo informação de servidores do orgão repassadas para a prefeitura nesta quinta-feira (09/02), a solenidade contará com a presença do ministro, e deverá  ocorrer no mês de maio.






Escrito Por Joel Mariano, às 10:07

Tarde animada no Skina Clube

sábado, 25 de fevereiro de 2012


O Blogueiro Marcelo esteve presente no aniversário de Tote Marques e este blog o parabeniza desejando-lhe uma longa vida. Esteve presente no evento algumas liderenças políticas como Mano e esposa, o Poeta Dedé Monteiro e sua esposa Teté.

CHEGAM A IGUARACY AS PRIMEIRAS 300 BICICLETAS DO PROJETO CAMINHO DA ESCOLA



O projeto prevê a entrega de 500 bicicletas e capacetes em Iguaracy, a alunos que vivem a uma distância de até dois quilômetros da escola onde estão matriculados. Os estudantes têm de ter mais de 14 anos e a bicicleta deve ser devolvida quando eles deixarem a escola, ainda falta receber os 500 capacetes e mais 200 bicicletas.
Iguaracy News

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DE TABIRA REALIZA CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE PRODUTOS DOS AGRICULTORES PARA A MERENDA ESCOLAR.


No dia 16 de fevereiro de 2011, realizou-se na Prefeitura Municipal de Tabira uma chamada pública para compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar de Tabira para a merenda escolar. Esta é uma parceria que se dar entre a Secretaria de Agricultura, secretaria de Educação, o setor de merenda e a CAFAIL Cooperativa de Comercialização e Produção da Agricultura Familiar de Afogados da Ingazeira. A Presidente da CAFAIL Maria do Socorro Nogueira veio representar 20 agricultores de Tabira e concorrer a Chamada Pública pelo fato da compra ultrapassar 100.000,00. Participou da Chamada Pública a equipe Permanente de Licitação da Prefeitura Maria de Fátima Santos, Abimeleque Paes Lira, Rui Acioly Barbosa, Aurísia Liberal. Pelo setor da Merenda estiveram presentes Josinalva Soares e Doutora Cristiana Oliveira. Pelo CAE esteve presente Mirian Tereza da Silva. Ainda participou pela CODAPIS NORDESTE, Cooperativa Produtora de mel aqui de Tabira o jovem José Antônio dos Santos. No final do evento Socorro Nogueira da CAFAIL, o agricultor Gilvan Manoel e José Antônio da CODAPIS concederam uma entrevista ao blogueiro Vagner Leandro para ser veiculada em programa de rádio. UM NOVO TEMPO, UM NOVO PROGRAMA PARA MELHORAR A QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO, BEM COMO GERAR RENDA E MANTER O HOMEM NO CAMPO AQUI EM TABIRA E NO BRASIL.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaibanos organizam excursão para parque aquático de Tabira durante Carnaval

Como de costume, os carnaibanos acabam sempre curtindo outros carnavais. O foco principal é a cidade de Triunfo que já tem como tradição o melhor carnaval do Pajeú. Este ano, jovens estão articulando excursões para o Parque Áquatico Sol na cidade de Tabira. No dia 19, carros sairão de frente ao Posto Cidade a partir das 08:00 horas da manhã, com preços no valor de R$ 7,00 (sete reais).
Interessados procurar Vaninho.

Artesão Sertaniense com Necessidades Especiais produz obras incríveis


Imagine o camarada nascer com as duas pernas amputadas do joelho prá baixo e numa das mãos ter dois dedos colados. Na outra ter apenas uma bola de carne pendurada. Isso há mais de cinquenta anos atrás, em plena zona rural de Sertânia. O seu futuro seria certamente pedir esmolas, ser sustentado por algum parente ou esperar uma aposentadoria do governo.

Severino Romeu de Melo, Biu da Fazendinha, não aceitou essa que poderia parecer sua sina. De uma família de gente inteligente e estudiosa, os Patu, de Roberto Patu, Rosali Patu, Rômulo Patu (essa reserva moral e cultural de nossa terra), Álvaro e Tota Góis, Biu foi autodidata já na alfabetização.

Aprendeu a ler sozinho em folhetos de cordel. Aos poucos começou a produzir suas peças utilitárias e estéticas: marreta, figa, depois carro-de-boi, bode, casa-de-farinha. Aos poucos tomou coragem e foi comercializando no Posto Rodoviário de Cruzeiro do Nordeste. Passou a vida mantendo o seu sustento desta forma.

Biu tem uma relação com o artista mineiro Aleijadinho, que mesmo com necessidades especiais, produziu esculturas maravilhosas nas cidades históricas. Biu, artesão especial, nascido e criado no Sítio Fazendinha, próximo aos coqueiros, cria suas obras a partir do imaginário do homem sertanejo do Moxotó, o seu entorno.

Biu é uma figura, já foi boêmio, tomador de cerveja e meio farrista. Fala bem, conversa articulada, gosta de ler e de boa música. Filiado ao PCB – Partido Comunista Brasileiro, mas, quase não fala sobre política. Seu terreiro mesmo é arte, inspiração, Sertão.

Biu Aleijadinho é mais uma das joias que Sertânia tem escondidas, mas que precisam ser descobertas e exibidas para orgulho do nosso povo, por ser de uma cidade de poetas, escritores e artistas.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Conselho Tutelar de Tabira recebe veículo cedido pelo IPA

A Prefeitura de Tabira promoveu ontem (09) a entrega de um veículo Fiat Uno Mille, cedido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Este é o segundo veículo emprestado ao município.
A entrega das chaves do veículo contou com a presença da Secretária de Administração, Roberta Costa e dos conselheiros: Hominho, Ailson, Socorro, Rodrigo e Altair.
Publicado em Sem categoria | 3 comentários

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Microcrédito incluirá bens e serviços a deficientes

BRASÍLIA - O governo publicou nesta terça-feira a lista de bens e serviços destinados a portadores de deficiências físicas que podem ser financiados com parte dos 2% de depósitos à vista, recursos que os bancos são obrigados a direcionar ao microcrédito.

Segundo o Banco Central, o volume de recursos da exigibilidade total (os 2%) alcança R$ 1 bilhão. A decisão de autorizar os bancos a criar crédito específico para portadores de deficiência foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 26 de janeiro.

A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, limita o acesso ao crédito a pessoas com renda mensal de até dez salários mínimos.

Segundo a portaria, os valores devem ser "direcionados exclusivamente para adquirir bens e serviços de tecnologia assistiva destinados às pessoas com deficiência".

Na lista estão eletrônicos como alternativas em teclado, mouses e impressoras; acionadores (chaves que são ativadas para execução de determinadas funções); vocalizadores (recursos que emitem voz gravada ou digitalizada); mobiliário acessível (como mesas reguláveis); cadeira de rodas (incluindo as motorizadas); andadores; recursos de ampliação e leitores com software OCR.

O BC deve ainda publicar medida esclarecendo as regras para a rede bancária.

(Murilo Rodrigues Alves | Valor)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Secretaria de Agricultura de Tabira recebe veículo cedido pelo IPA

Publicado em por Flávio Marques

A Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco, por meio do Instituto Pernambuco Agrícola celebrou com a Secretaria Municipal de Agricultura de Tabira  convênio para cessão de um veículo Uno Mille, destinado aos trabalhos da referida pasta.
O pedido do prefeito José Edson (Dinca Brandino) foi atendido pelo Secretário Estadual, Ranilso Ramos. Confira na foto de Pedro Pereira.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

CONSELHO TUTELAR DE TABIRA CONTA AGORA COM UM BLOG.


Com uma grande aceitação o Conselho Tutelar de Tabira agora conta com um blog para melhor divulgação dos direitos da criança e do adolescente, além também de mostra seus projetos e sua atuação em nosso município. O Conselho é formado por Genildo de Almeida Oliveira, Maria do Socorro Meneses, Aílson Alves de Sousa, Rodrigo Ferreira Batista e Altair Correia Alves Patriota, que juntos estão exercendo um ótimo trabalho em nosso município. Para acessar e conhecer o trabalho clique no link Conselho Tutelar de Tabira, e participe junto com os conselheiros a defender o futuro de nossa sociedade.

Para acessar você pode usar também o endereço conselhotutelartabira.blogspot.com

Em PE, os alunos do ensino médio da rede Estadual vão receber tablets.


Anderson Gomes, secretário de Educação,
anunciou novidades (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Do G1 PE
A Secretaria Estadual de Educação anunciou as novidades do ano letivo 2012 nesta quinta-feira (2), em coletiva na sede da entidade na Várzea, Zona Oeste do Recife. As aulas da rede estadual, que conta com cerca de 900 mil estudantes e 1.101 escolas, começam nesta sexta-feira (3).
Uma das inovações anunciadas para este ano é que todos os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da rede estadual irão receber tablets. "A partir de abril os estudantes devem começar a receber, sendo primeiro os do 3º ano. Como os equipamentos vêm em lotes, acredito que até julho todos os alunos já devem ter recebido", afirma o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes.

PE320, um perigo para motoristas.



 A PE-320 está um caos, todos os dias escutamos em rádios reclamações de animais soltos. E novamente o Jornal Tabira flagrou mais animais soltos colocando motoristas em perigo, desta vez foi em frente á Sucata União onde encontrei 3 jumentos soltos, o local é bem próximo de onde morreu a pouco tempo um motociclista que colidiu com um cavalo recetemente. Realmente esse problema já se tornou uma novela, interminável, com proporções enormes, e segundo informações alguns desses animais são abandonados pelos donos, outro motivo é o descuido de alguns criadores que criam seus animais em locais impróprios. E apesar do asfalto ter sido feito recetemente já apresenta buracos e não existe sinalização horizontal, o que significa mais problemas para motoristas que circulam por ela.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO ASSOCIADOS DA ADET, VEM AI AS ELEIÇOES PARA RENOVAÇÃO DA DIRETORIA

Atenção Associados, Este ano teremos eleições para Renovação da Diretoria da Entidade, em breve estaremos lançando o Edital, valorize a sua Entidade de classe, participe das eleiçoes, faça valer a democracia, fique em dia com a sua contribuição social para ter direito de votar e ser votado, a sua participação é muito importante para continuarmos na luta por melhores dias para as pessoas com deficiencia da nossa cidade, afinal são 08 anos de trabalhos prestados.

Um abraço da Diretoria.