Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Tabira realiza a 3ª conferência de saúde

Será realizada no dia 28 de julho no polo de educação a distância do município, na Jureminha, a terceira conferência municipal de saúde em Tabira. Promovida pelo conselho municipal de saúde e secretaria de saúde, o evento pretende reunir  os seguimentos organizados da sociedade e o povo em geral, para discutir as políticas voltadas para o setor.




Escrito Por Joel Mariano, às 04:43

FOI UM SUCESSO A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Por intermédio do Decreto Lei 23\2011 foi convocada a Conferência supra citada para o dia 22 de julho de 2011, a partir das 7:30 no polo. O tema foi: CONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR OS SEUS TRABALHADORES. Pela manhã aconteceu a abertura do evento com o Diretor de Imprensa Léo Brasil que convidou o Vice Prefeito Joel Mariano representando o prefeito Dinca Brandino.
Na falação o vice destacou a importância dos avanços da Constituuição de 1988 com a criação destes fóruns de controle social e que o governo de Tabira está sintonizado com estas mudanças. Compuseram a mesa Maria Claudenice Secretária de Ação Social, Hawai Ferreira Presidente do Conselho Municipal de Asssitência Social, Janine Menezes do Controle Interno, Paula Risia Coordenadora do CRAS, Yeda representando o Lar do Idoso, Neide representando a ADET, Roberta Costa Secretária de Administração, Joana Darck representando o CREAS e Ivete representando a AMURT. Todos os membros da mesa que usaram da palavra saudaram os presentes, teceram comentários sobre as suas respectivas ações nas entidades que representam e enalteceram a Conferência, alguns como Neide, agradeceram em nome dos sócios ao prefeito Dinca pela doação do terreno para a sede da ADET e pela subvenção que recebem da prefeitura mensalmente. A palestrante, muito elogiada pelos presentes, foi Sueli representando o Governo do Estado na área de Assistência Social. Pela tarde houve oficinas com os participantes que elaboraram diversas propostas para a Conferência Estadual. No final do evento foram escolhidos os seguintes delegados a Conferência Estadual: Representando os usuários do SUS. Altair Correia e Marcelo Ramos. Representando a Sociedade Civil. Jeneci Cristóvam e Ivete souza. Representando do governo Daniela Roma e Olinda Siqueira.

 
0 comentários

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A DÚVIDA DA CAPACIDADE


4 de julho de 2011 | Postado por:Rodrigo Almeida Categoria:

Muitas vezes, a pessoa com deficiência tem que se deparar com uma situação: a de quando a sua capacidade é contestada.

Embora não seja um pensamento predominante, existem pessoas que acreditam que uma pessoa com deficiência não seja capaz de realizar as mais diversas tarefas que integram o cotidiano, seja estudar, se divertir ou viver plenamente em uma sociedade.

Mas uma pessoa com deficiência é capaz de realizar as suas atividades. Estão aí, por exemplo, pessoas como Herbert Vianna e Marcelo Rubens Paiva, respectivamente músico e escritor, cadeirantes, que não me deixam mentir.

Agravantes

A falta de confiança na capacidade das pessoas com deficiência pode gerar alguns sintomas, como a falta de oportunidades. No mercado de trabalho, algumas empresas têm resistência em contratar tais pessoas, o que indiretamente pode revelar a dúvida em relação a real capacidade delas.

No ambiente escolar, ainda é possível ouvir reclamações de pais ou responsáveis de crianças com deficiência sobre a recusa de uma escola em receber o aluno, o que também permite a interpretação de que a instituição não acredita que o aluno tenha a capacidade de convivência naquele ambiente. Aqui no Guia Inclusivo já falamos que uma escola não pode recusar um aluno com deficiência, pois a constituição garante que a escola é para todos.

Nova mentalidade

Apesar de o pensamento acima ainda existir em uma parte da sociedade, outra parte apresenta um pensamento aberto, ressaltando que as pessoas com deficiência podem viver uma vida comum.

Um ótimo exemplo disso é o caso da garota Letícia Cerqueira dos Santos. Ela foi diagnosticada com câncer e teve a hipótese de amputação de uma das pernas levantada pelos médicos. Ao receber a notícia, a adolescente de 15 anos disse “tem tanta gente que está de cadeira de rodas sendo feliz, trabalhando, fazendo faculdade. Por que não posso ser feliz assim também? Então, com a perna ou sem a perna, para mim tanto faz”. A história desta garota foi contada na edição de ontem do programa “Fantástico”, da Rede Globo.

É verdade que a vida de uma pessoa com deficiência possui diversas limitações, mas, de um jeito ou de outro, elas podem ser amenizadas e até superadas, mas negar oportunidades a tal pessoa por este motivo é um equívoco.

Por isso, é importante que haja mais confiança na capacidade das pessoas com deficiência, para que elas possam ter cada vez mais oportunidades e participar cada vez mais ativamente da sociedade.

Fonte: http://www.guiainclusivo.com.br/2011/07/duvida-da-capacidade/

SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA - 2011

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a inclusão e a acessibilidade, Rose Maria, superintendente de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), João Rocha, superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD), Airinho de Sá Carvalho, assessor  do Governador de Pernambuco, Jair Cirilo, deficiente físico, e Graça Correa, coordenadora do projeto Braille Mais Perto de Você, estiveram reunidos, hoje (12), na Sedsdh, para discutir as ações que serão implantadas durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontecerá de 21 à 28 de agosto.  

Neste primeiro encontro, ficou definido que serão desenvolvidos atividades multiculturais nas cidades de Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Recife. 

Fonte: Por Assessoria de Imprensa da SEDSDH

terça-feira, 5 de julho de 2011

MODELOS COM DEFICIÊNCIA DESFILAM NA SÃO PAULO FASHION WEEK


Raul Zito/G1
Caroline Marques e Paola Klokler 

Kica de Castro, dona da agência que leva seu nome, trabalha com 80 modelos, todos com algum tipo de deficiência física - quatro deles têm carreira internacional. "O critério para a escolha varia de acordo com o mercado. A pessoa tem que se cuidar", diz ela.

Paola acha que um dia modelos deficientes desfilarão na São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece até este sábado na Bienal de São Paulo. "Acredito que um dia terão modelos deficientes na SPFW. Hoje em dia já há desfiles próprios para deficientes com roupas para esse tipo de perfil. Mas o legal seria colocar pessoas comuns desfilando com pessoas deficientes, sem essa barreira.


Fonte: http://deficientefisico.com/

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A DIRETORIA DA ADET VEM DE PÚBLICO DAR AS BOAS VINDAS AO AMIGO , SÓCIO BENEMÉRITO E COLABORADOR ASSÍDUO DA ENTIDADE, JOSÉ DE ARIMATEIA E DIZER DA NOSSA GRATIDÃO PELOS SETE ANOS DE PARCERIA.


A Diretoria da ADET – Associação dos Deficientes de Tabira, gostaria de parabenizar o Amigo, Sócio Benemérito e Colaborador assíduo da Entidade, dando-lhes mais uma vez as boas vindas e dizendo da nossa eterna gratidão por ter sido parceiro da nossa Entidade deste a sua fundação a sete anos, salientando que mais 90% (noventa por cento) dos nossos equipamentos ortopédicos foram doados por “Este ilustre filho da terra” e não só ajudou e ajuda a nossa Entidade, mas todo o segmento social organizado do nosso município como o: NAOC, LAR do IDOSO, e outros e principalmente o desporto da nossa cidade;
Amigo Téia, são gestos como esses que ficam na história e na memória do nosso povo e da nossa gente, portanto muito obrigado mais uma vez pelo belo exemplo de Patriotismo, cidadania, solidariedade, compromisso e responsabilidade social.
Um abraço da família ADET.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PREFEITURA DE TABIRA INAUGURA CAPS.

O Centro De Atenção Psicossocial, Renascer, foi inaugurado em Tabira. O Centro funciona numa Casa de Campo localizada no Sítio Araras de Tabira, em cima da ladeira do Bairro Barreiros II. A equipe é composta por Dª Thânia Mirele Coordenadora, Drª Arline Ramos Psiquiatra, Drª Ângela Vasconcelos, Assistente Social, Drª Elis Melo, Psicóloga, Drª Elaine Ramos, Terapeuta e Elaine Cristina, Técnica em Enfermagem.

Estiveram presentes os Secretários de Governo, além de todas as áreas ligadas à saúde do município, Vigilância Sanitária, PACS, Coordenação de Combate a Dengue e a ADET, através dos seus Diretores: Heleno Trajano (Secretário) Girleide Gomes (Vice-presidente) representando respectivamente: ADET e Conselho de Saúde “A Maternidade da Mãe Coruja, já está funcionado bem como o SAMUR e esta clínica, que será a 1ª no Pajeú” frisou o prefeito Dinca Brandino (PSB). As informações são de Marcelo Patriota, com informações adicionais.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário