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quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROGRAMA DE RÁDIO "A VOZ DA ADET" SEIS ANOS NO AR.


É com imensa satisfação que realizaremos neste (Sábado) dia: 01 de Maio de 2010, Um programa especial em comemoração ao sexto aniversário do Programa de Rádio A Voz da ADET, foi exatamente no dia do trabalho de: 01 de maio de 2004, que começamos os nossos trabalhos nesta emissora, e temos cumprindo com muita responsabilidade a nossa missão de Informar, representar, reivindicar e educar e feito jus ao nome do programa, levando ao nosso rádio ouvinte um programa Semanal diversificado, dinâmico e acima de tudo informativo e esclarecedor dos direitos não só das pessoas com deficiência, mas da população em geral, informando e formando opiniões e tratando com clareza e objetividade a questão da prevenção de doenças e deficiências de toda população em especial dos amigos portadores de deficiências e seus familiares, com a bravura e a altivez que é peculiar a todos que fazem a nossa querida ADET;

Gostaria de também com imensa alegria e gratidão agradecer a todos os apresentadores e ex apresentadores do programa no decorrer destes seis anos, ressaltando os seus atos de relevantes serviços prestados a esta Entidade e da responsabilidade e caráter de cada um, demonstrados neste período.

O Programa a Voz da ADET, teve como seu primeiro apresentador e produtor o Nobre ex presidente da Entidade, Anchieta Araújo, e hoje tem na apresentação de Anderson Souza e Eniel Alves, com a produção do também do eminente ex presidente Heleno Trajano. A nossa gratidão a todos os senhores, Jovens e Senhora apresentadores, abaixo listados na ordem:
1º Apresentador: Francisco Anchieta Araujo,
2º Edilson Alves,
3º Núbia Charles,
4º Amâncio Alves e Antonio José (noutra rádio)
5º Vagner Leandro (algumas vezes)
6º Anderson Souza e Eniel Alves e
Sempre com a produção do Eminente Diretor Heleno Trajano.


Atenciosamente,

A Diretoria da ADET

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ACONTECEU ONTEM 18/04 NA SEDE ADET: SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA, LANÇAMENTO DO CORDEL DA ENTIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS DO BIÊNIO 2008/2010.

ACONTECEU DOMINGO PASSADO: 18/04/2010, NA SEDE SOCIAL DA ADET, A SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA, LANÇAMENTO DO CORDEL INCLUSIVO DA ENTIDADE DE SEIS ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS DO BIÊNIO 2008/2010.

O PRESIDENTE HELENO TRAJANO, FEZ A PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS SEUS DOIS ANOS DE MANDATOS DETALHADAMENTE, E AGRADECEU A SUA FAMILIA, A TODOS OS DIRETORES E SÓCIOS, PELO APOIO, ENFATIZANDO QUE FEZ UM MANDATO VOLTADO PARA O PORTADOR DE DEFICIENCIA PROPRIAMENTE DITO, E ENTRE OS BENS ADQUIRIDOS NA SUA GESTÃO ESTÃO: UM VEICULO EM PARCERIA COM O LAR DO IDOSO, QUE EMBORA COM PROBLEMA MECANICO, SERVIU UM ANO E OITO MESES A TODOS OS PORTADORES DE DEFICIENCIA E IDOSOS INDISCRIMINADAMENTE, E ADQUIRIU AINDA DURANTE O SEU MANDATO: 45 CADEIRAS DE RODAS NOVAS QUE FORAM SUBSTITUÍDAS POR OUTRAS USADAS OU QUEBRADAS, PARA MELHOR ATENDER AO ASSOCIADO, A CONFECÇÃO DO CORDEL INCLUSIVO ADET - SEIS ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS, COM UMA TIRAGEM DE 500 (QUINHENTOS EXEMPLARES), QUE SERÃO DISTRIBUÍDOS NAS ESCOLAS E A POPULAÇÃO EM GERAL A DOAÇÃO DE UM TERRENO MEDINDO 15X25METROS DOAÇÃO DO SR. JOÃO ALDERNEY, NO LOTEAMENTO PEDRO PIRES.

ABRILHANTARAM O EVENTO AUTORIDADES COMO: DEDÉ MONTEIRO QUE DEU UM SHOW DE POESIA, O VEREADOR SEBASTIÃO DIAS E SUA ESPOSA IEDA MELO E REPRESENTANTES DOS BANCOS MATRIZ E BMG, ALÉM DE REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL: ROBERTA E HAWAY FERREIRA.

A NOVA DIRETORIA DA ADET - ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DE TABIRA PARA O BIÊNIO – 2010/ 2012, EMPOSSADA FICOU ASSIM FORMADA.

DIRETORIA:

Presidente : Luiz Miguel da Silva
Vice – Pres. : Girleide Gomes da Silva
1º Secretario : Heleno Trajano Pereira
2º Secretária : Maria Eunice Ferreira
1º Tesoureira : Vanda Maria de Lima
2º Tesoureiro : Antonio José Brito Oliveira
1º Suplente : Ivanes Pereira de Melo
2º Suplente : Absolão Pereira Soares
3º Suplente : Luiz Galdino de Lima.

CONSELHO FISCAL:

Presidente : Claudeci Queiroz Carvalho
Secretária : Edilene Maria Alves
Membro : Quitéria Carvalho do Nascimento
1º Suplente : Maria de Lourdes C. Nogueira
2º Suplente : Neuza Clementino da Silva
3º Suplente : Maria de Fátima da Silva

Atenciosamente:

Heleno Trajano Pereira
Secretario

domingo, 11 de abril de 2010

CONVITE PARA A POSSE DA NOVA DIRETORIA E 6º ANIVERSÁRIO DA ADET.


É com imensa satisfação que a ADET - Associação dos Deficientes de Tabira convida todos os Associados, Autoridades e a População em Geral, para estar presente a solenidade de Posse da nova Diretoria para o biênio 2010/2012 e Aniversário de SEIS ANOS de Fundação da Entidade.
Desde já aguardamos ansiosos as suas valiosas presenças que abrilhantará o nosso evento.
Local : Rua Valdemir Leite Soares, 239,
Data : 18 de Abril de 2010 (Domingo)
Hora: das 8h30 ás 11h00.

Atenciosamente
A Diretoria da ADET - Heleno Trajano Pereira (Presidente).

domingo, 4 de abril de 2010

DR. JOÃO ALDERNEY PIRES DOA TERRENO PARA FUTURA SEDE SOCIAL DA ADET.


É com imensa GRATIDÃO que a atual Diretoria da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, através do seu presidente Heleno Trajano, vem de público agradecer a Família Pires, Especialmente ao Dr. João Alderney Pires, pela doação de Um Terreno para a Construção de Uma Futura Sede Própria da Entidade, medindo: 15x25 metros situados no Loteamento Pedro Pires, concretizando assim um antigo sonho de todos os Diretores da ADET e seus mais de 400 (quatrocentos) associados.
Ao Dr. João Alderney Pires e Família, a nossa mais profunda gratidão, e muito obrigado por todo bem que vocês têm feito a nossa querida Tabira, e pelo belo gesto de Solidariedade e responsabilidade social. É gestos como esse, que engrandece a solidariedade dos Tabirenses, pajeuzeiros e de toda a nossa querida gente.
A Diretoria da ADET, agradece de coração também ao Amigo e Diretor Tadeu Sampaio Brito, que foi o interlocutor desta bela conquista.

“São seis anos de luta pela vida
Que A ADET completa com vitória,
Construindo ela própria a sua história,
E por isso a ação é garantida.
Essa luta por Deus é construída
Com a ajuda de quem tem coração,
De mãos dadas em busca da Inclusão
Procurando fazer cidadania,
Atendendo aos irmãos com alegria
Viva a luta da ADET, meu irmão!”

Poeta: Geneci Cristóvão.
Cordel: ADET - Seis Anos de Serviços Prestados.

Dr. João Alderney, Um abraço do tamanho do seu coração.

Família ADET – Heleno Trajano – Presidente.

sábado, 3 de abril de 2010

CONTROLE SOCIAL – CONSELHOS MUNICIPAIS E CONTROLE SOCIAL



Controle Social – Conselhos municipais e controle socialimprimir O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

Os conselhos devem ser compostos por um número par de conselheiros, sendo que, para cada conselheiro representante do Estado, haverá um representante da sociedade civil (exemplo: se um conselho tiver 14 conselheiros, sete serão representantes do Estado e sete representarão a sociedade civil). Mas há exceções à regra da paridade dos conselhos, tais como na saúde e na segurança alimentar. Os conselhos de saúde, por exemplo, são compostos por 25% de representantes de entidades governamentais, 25% de representantes de entidades não-governamentais e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS.

Responsabilidades dos Conselhos

Conselho de Alimentação Escolar

•Controla o dinheiro para a merenda. Parte da verba vem do Governo Federal. A outra parte vem da prefeitura.
•Verifica se o que a prefeitura comprou está chegando nas escolas.
•Analisa a qualidade da merenda comprada.
•Olha se os alimentos estão bem guardados e conservados.

Conselho Municipal de Saúde

•Controla o dinheiro da saúde.
•Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais.
•Participa da elaboração das metas para a saúde.
•Controla a execução das ações na saúde.
•Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Conselho de Controle Social do Bolsa Família

•Controla os recursos do Programa.
•Verifica se as famílias do Programa atendem aos critérios para fazer parte.
•Verifica se o Programa atende com qualidade às famílias que realmente precisam.
•Contribui para a manutenção do Cadastro Único.

Conselho do Fundef

Acompanha e controla a aplicação dos recursos, quanto chegou e como está sendo gasto. A maior parte da verba do Fundef (60%) é para pagar os salários dos professores que lecionam no ensino fundamental. O restante é para pagar funcionários da escola e para comprar equipamentos escolares (mesas, cadeiras, quadros-negros, etc.).
•Supervisiona anualmente o Censo da Educação.
•Controla também a aplicação dos recursos do programa Recomeço (Educação de Jovens e Adultos) e comunica ao FNDE a ocorrência de irregularidades.

Conselho de Assistência Social

•Acompanha a chegada do dinheiro e a aplicação da verba para os programas de assistência social. Os programas são voltados para as crianças (creches), idosos, portadores de deficiências físicas.

Fonte:
http://www.portaltransparencia.gov.br/controleSocial/ConselhosMunicipaiseControleSocial.asp

sexta-feira, 2 de abril de 2010

FORUM PERMANENTE DE INCLUSÃO.


O projeto Univasf e Diversidade retoma no próximo dia 5 de abril as atividades do Fórum Permanente de Inclusão. O evento acontece às 18h, no Centro de Estudos e Práticas em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Cepsi/Univasf), no campus Petrolina Centro.

Este ano com o tema ‘Inclusão começa com conscientização’, o fórum pretende mobilizar profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação e também a comunidade externa, através de ações desenvolvidas com a parceria de entidades e dos cidadãos.

O Fórum permanente de Inclusão foi aberto em 2007 com a promoção de encontros, oficinas e palestras com o objetivo de promover discussões acerca de políticas efetivas para inclusão social da pessoa com deficiência.
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CONED DISCUTE EM CARPINA POLÍTICA ESTADUAL DE INCLUSÃO.

Coned discute em Carpina política estadual de inclusão
O Coned (Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência) leva amanhã (17) a Carpina a discussão em torno da política estadual de inclusão da pessoa com deficiência. A minuta produzida pela SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência) vem sendo levada aos municípios através de encontros regionais. Até o final de maio deste ano o Coned pretende entregar o plano pronto ao Governador do Estado para ser transformado em projeto de lei. O evento acontece na escola Juvenato Maria Auxiliadora (Rua Padre Rocha, 1222, Bairro São José), das 8h às 16h. O próximo município a sediar o debate será Petrolina, em 24 de março.
Durante as reuniões, os participantes se dividem em quatro grupos temáticos: Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Direitos Humanos; Planejamento e Acessibilidade; Educação, Esportes, Cultura e Lazer; além de Saúde, Habilitação e Reabilitação. As proposições referentes à minuta apresentada pela SEAD estão sendo compiladas para serem analisadas pela comissão de políticas públicas do Coned. Logo após esta fase, serão levadas ao pleno do conselho para aprovação.
Para enviar qualquer comentário ou sugestão à minuta da política estadual de inclusão, basta enviar e-mail ao Coned conedpe@yahoo.com.br

FONTE: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/cmat_sicorde
Postado por CADEIRANDO às 12:32 0 comentários