Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

74 vagas de estágio para estudantes com deficiência física

Um convênio firmado entre a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência(SEAD), a Secretaria de Saúde e o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE) vai disponibilizar 74 vagas de estágio para estudantes portadores de deficiência sensorial, física ou cognitiva.

As oportunidades são para alunos do ensino médio, técnico e superior e contemplam todo o estado de Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife, a seleção começa nesta terça-feira (28) e segue até o dia 14 de novembro, na sede da SEAD, das 8h às 18h, sempre nas segundas, terças e sextas-feiras.

A programação, no município de Petrolina, Sertão, só começa em novembro e em Limoeiro em dezembro. Já as cidades de Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, iniciam seus testes em janeiro e fevereiro de 2009.

As vagas de estágio nos níveis médio e técnico estão disponíveis nas áreas de telefonia, auxiliar de câmara escura, auxiliar administrativo, recepção, almoxarifado e digitação. Para o nível superior, são nos campos da informática, psicologia, serviço social, pedagogia e direito.

Os selecionados irão receber um treinamento introdutório sobre os temas Direitos e Deveres, Normas e Compromissos, Comportamento Ético e Profissional, Relações Interpessoais na Organização, Manuseio de Equipamentos e Saúde e Segurança no Trabalho.

De acordo com o Censo do IBGE-2000, Pernambuco tem mais de 1.967 milhão de pessoas com deficiência, representando mais de 24% da população do Estado.

SERVIÇO

Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência
Rua Guilherme Pinto, 133- Graças-Recife/PE
CEP: 52.010-210
Telefone: (81) 3183.3218
e-mail:sead@sedsdh.pe.gov.br - site:www.sdsc.pe.gov.br

BATE-PAPO INCLUSIVO: ADET/SEAD

A ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, realizará em parceria com a SEAD - Superintendencia Estadual de Apoio a Pessoa Com Deficiencia, um BATE-PAPO INCLUSIVO com a presença do Superintendente Dr. João Rocha e coordenação Jurídica, Representantes do Município e de algumas entidades, no Próximo dia: 12 / 11 / 2008 (Quarta-Feira), no Pólo de Educação á Distancia, no B. da Jureminha, com a seguinte Programação:

Manhã-09:00-13:00

Abertura
Mesa redonda
cooffe break
Mesa redonda
Discussão
Encerramento

Sua presença será de suma importancia.

Atenciosamente

Heleno Trajano - Presidente da ADET

Em Tabira, um novo conceito de CDL

A apresentação dos cases de sucesso no II Encontro das CDL’s de Pernambuco reuniu experiências de gestão importantes para o intercâmbio entre as Câmaras de Dirigentes Lojistas. Ipojuca, Limoeiro, Olinda, São José do Egito e Tabira nos mostraram idéias inspiradoras que podem ser adequadas à realidade de cada CDL do Estado.

Em Tabira, um novo conceito de CDL

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tabira, Joselito dos Santos (foto), foi o primeiro a apresentar seu trabalho de gestão inovador, voltado ao apoio das causas sociais. A partir do lema “CDL Tabira, um novo conceito de CDL”, desenvolve-se uma linha de ação pró-ativa que procura o envolvimento em todos os projetos beneficentes da cidade. O resultado foi a recuperação da imagem de credibilidade da CDL frente ao comércio e à população local.

Com a confiança reconquistada entre os cerca de 25 mil habitantes, o número de associados lojistas quase que triplicou, passou de 32 para 92. “Várias cidades já estão atrás do nosso estatuto. Acredito que o diferencial é abraçar os movimentos sociais e procurar fazer o máximo que pudemos para ajudar a população mais carente”, afirmou. De acordo com o presidente Joselito, é fundamental promover parcerias com entidades como o Núcleo Assistencial Orlando Celso (Naoc), que atende 74 crianças carentes, e o Lar do Idoso que abriga 50 pessoas.

Outro destaque é o trabalho realizado junto à Associação de Deficientes de Tabira (ADET), considerado referência na cidade por fornecer material para deficientes, cadeiras de rodas e fraldas geriátricas. Com a ajuda direta à Adet, a CDL conseguiu também realizar a compra de um carro para a entidade. Além das parcerias, a CDL Tabira encabeça projetos importantes como a campanha Natal Solidário, que em 2007 arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos distribuídos para cerca de 500 famílias, e a Campanha do Agasalho 2008. “Um novo conceito de CDL não se resume somente ao nosso lema, serve para mostrar o que podemos realizar além do combate à inadimplência. Esse trabalho nos traz muita satisfação, recompensada pelo atual engajamento social do comércio e pelos benefícios promovidos em Tabira”, avaliou Joselito.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Acordo entre bancos e MP prevê adaptação de agências a deficientes

BB e Caixa de todos os estados terão que se adaptar.
Em SP e MG, bancos privados também serão modificados.

Os bancos públicos federais de todo o país (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) terão que se adaptar para oferecer condições de acessibilidade e atendimento prioritário aos portadores de necessidades especiais. Isso é o que determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na manhã desta quinta-feira (16) entre o Ministério Público Federal (MPF), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

O acordo estabelece que os bancos ofereçam aos clientes rampas de acesso ou elevadores, instalem assentos de uso preferencial, adaptem o mobiliário para o atendimento diferenciado, equipem as agências com sanitários adaptados para usuários de cadeira de rodas, ofereçam caixas eletrônicos especiais, entre outras exigências.

O objetivo do MPF é garantir acessibilidade às pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental. Os bancos terão prazos para fazerem as adaptações. De acordo com o TAC, em seis meses, no mínimo 30% do total de agências em funcionamento em cada estado já deverão fazer as adaptações arquitetônicas previstas. E, em até 15 meses, 100% dos bancos que assinaram o acordo deverão estar com a arquitetura adaptada ao atendimento especial.

Em 12 meses, as agências terão, por exemplo, que oferecer aos deficientes visuais a leitura do teor do TAC, em voz alta ou por meio eletrônico, e fornecer extrato mensal de conta corrente em braile. Para os deficientes auditivos, os bancos terão que treinar pessoal e dispor de equipamento capaz de manter comunicação, nos mesmos horários de atendimento ao público. Pelo acordo, até o dia 28 de fevereiro de 2009, as agências deverão possuir pelo menos um funcionário capacitado a prestar atendimento às pessoas surdas na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O descumprimento das normas estabelecidas no TAC acarretará multa de R$ 1 mil por dia de atraso ou por cliente não atendido.
SP e MG
Em São Paulo e Minas Gerais, 18 bancos privados também se comprometeram a adaptar as agências para atendimento às pessoas deficientes, uma vez que também assinaram o TAC nesta quinta os ministérios públicos de ambos os estados. Entre os bancos particulares que se adaptarão nos dois estados, estão Bradesco, Itaú, Banco Real e Santander.

Segundo a Febraban, os ministérios públicos das demais unidades da federação também deverão assinar, em breve, termos de ajustamento de conduta para que bancos privados e bancos estaduais também se comprometam a se adaptar para o atendimento aos portadores de necessidades especiais. Segundo a federação, 25 milhões de pessoas serão beneficiadas com o acordo - esse é o número estimado de portadores de deficiência no país.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a
idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra
de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre
o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos,
ou deixamos plantar em nós,será plantaão que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando
nos diz que 'debaixo do céu há um tempo para cada coisa!'

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que
você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os
valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante
para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos
que sejam agradáveis aos olhos!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo.
Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos.
Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje,
frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na
sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de
estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida
em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você
merece muito mais que qualquer coisa.

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas
que não passam...

Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para
ajudar a consertar a desordem...

Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer
esquecer que você vale pena...

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam
estragar o nosso referencial da verdade...

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas
costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem,
que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer,
ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

Ao invés de ficar parado no que voc fez de errado, olhe para frente, e
veja o que ainda pode ser feito...

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta 'que os sonhos não
envelhecem...'

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coraão para iniciar a
reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem
sou eu pra duvidar...

Mais cultura tabirense


O Poeta e atual Presidente da ADET, Heleno Trajano, imortaliza a história da Entidade em mais um lançamento da poesia popular que vale a pena ser conferido é o livro dos artistas da Associação de Poetas e Prosadores de Tabira, a Poesia e Prosa, de diversos autores, mais precisamente 107 poetas ou prosadores. De cada um deles o livro traz uma breve biografia seguida de obras do autor.


A coletânea está a venda na loja Tem de Tudo de Beta e Roberta, no Detran com Colô ou na Agromoto Motopeças, com Gil. O livro tem 284 páginas, orelhas da professora e escritora Nevinha Pires e da presidente da APTTA, Genicleide Soares e custa 20 reais.

enviada por Heleno Trajano
(comentar) | (envie esta mensagem) | (link do post)

domingo, 12 de outubro de 2008

OBRIGADO PELA ATITUDE DE SER NOSSO PARCEIRO DE LUTA.

Segundo o dicionário da língua portuguesa de Silveira Bueno, significa: maneira; procedimento; postura do corpo; forma de proceder.
Hoje é uma palavra bastante empregada na comunicação verbal. Para que possamos fazer uso na prática, no nosso cotidiano, preparei as recomendações que seguem:

 Não permita que pensamentos negativos penetrem na mente, quando decidir em fazer algo, faça mesmo. Por exemplo; Você decidiu que logo mais às 10 horas da manhã, irá num determinado local, compareça mesmo, não importa que chova ou faça sol.

 Quando elaborar o seu currículo é aconselhável que alguém com conhecimento do assunto – veja-o. Em seguida procure um meio de divulgá-lo. Pense, reflita e aja imediatamente. Procure pesquisar para saber qual área empresarial estar mais vinculada a sua atividade.

 Quando marcar uma consulta médica, não deixe de comparecer. Não adie problema de saúde, poderá ser tarde. Cuidado.

 Quando decidir telefonar ou visitar um parente ou amigo, não fique protelando, adiando. Às vezes a lembrança é recíproca.

 Quando houver um desentendimento, uma discórdia com alguém. Procure uma maneira de dialogar urgentemente com essa pessoa. Não permita que o ocorrido cresça e aumente as raízes. Aja com humildade, perdoe sempre.

 Quando num determinado momento, você sentir, perceber que alguém necessita de ajuda no sentido amplo da palavra, procure contribuir seja por meio de sugestão ou ação motora, física.

 Não esqueça que todos nós dependemos um do outro. Ninguém é capaz de prever absolutamente nada; as circunstancias, o momento é imprevisível. A melhor maneira de viver é servindo ao próximo, sem a menor descriminação, preconceito.

 Faça aquele passeio que você tanto sonha, seja acompanhado ou sozinho, conheça lugares, paisagens, observe a beleza e a perfeição da natureza.
Nunca menospreze o idoso, ele representa uma vida, uma trajetória, hoje ele é dependente do seu amor, carinho, atenção, aprenda com ele também. Aceite sua maneira de ser e pensar. Faça dele um confidente e amigo. Observe o brilho nos olhos, quando fala de suas paixões e aventuras.

 Atitude é compreender que o amor hoje, é acima de tudo parceria, convivência, companheirismo e luta por objetivos bem definidos, sem o menor constrangimento, com sinceridade e uma boa dose de criatividade, para não cair na rotina. Somente atração sensual e sexual não é duradoura. Aceite as pessoas com elas são, com qualidades e defeitos. Contribua sempre para o diálogo.

SÃO PARCEIROS DA ADET:

DAMOL, BUNGUE alimentos, Auto-Posto Bezerra, Tabira Móveis, Chico das bicicletas, Destack Modas, Postos: Texaco Sertanejo e Dislub, Casa do Bebê, Foto Moderno, Postos: Nogueirão I e II, W&C Net – Reciclagem de Cartuchos, Oficina de Funilaria e Pintura do Amigo Raulino (trevo Tabira) Oficina Mecânica Daniel, Organização Geraldo Daniel Tel.: 3847-1369 (Trevo Tabira), Provedor Internet (NET VISON), Pastor Neilson José, Portal Tabira, Governo Municipal, Câmara Municipal de Vereadores e Rádio Tabira FM. Estas são Empresas e pessoas que têm Responsabilidade Social.